Postagens populares

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Fim de Partida

A Companhia de Teatro da UFBA comemora 30 anos de fundação com a montagem Fim de Partida, texto clássico de Samuel Beckett, dirigido por Ewald Hackler e trazendo no elenco Harildo Déda, Gideon Rosa, Gil Teixeira e Maria de Souza. O espetáculo foi contemplado pelo edital Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2009. Com atmosfera do pós-guerra, a tragicomédia utiliza a estética do Teatro do Absurdo para abordar o enigma da existência humana, a solidão e a esperança através de quatro personagens presos num abrigo à beira mar que sofrem com a escassez de alimentos e remédios.

O artista frustrado, cego e paralítico Hamm, interpretado por Harildo Déda (A Prostituta Respeitosa/ A Última Sessão de Teatro), mantém uma relação simbiótica com o empregado manco Clov, vivido por Gideon Rosa (Na Solidão dos Campos de Algodão/ Arte), que não pode sentar-se devido uma estranha doença. Porém, basta o patrão soar o apito que ele se faz presente para travar diálogos aflitivos. Segundo Hackler, Beckett prolongou duas figuras da Comédia dell’arte até as últimas conseqüências: Hamm, a variante do velho rico e avarento, Pantaleone. E Clov, o criado rebelde, Arlecchino, que aborrece o quanto pode o seu patrão, mas não consegue abandoná-lo. Entretanto, o autor de Esperando Godot investiu as duas figuras da comédia com a consciência da morte e da dor.
Os outros dois personagens de Fim de Partida também têm mutilações, Nagg (Gil Teixeira) e Nell (Maria de Souza), pais de Hamm, estão semimortos e condenados a vegetar. Eles pontuam a peça com conversas sobre o amor, lembranças do passado e gestos carinhosos. Mas apesar da afetuosidade, quando a mãe falece, Hamm manifesta a vontade de ver as latas de lixo jogadas ao mar.
Evento: Fim de Partida
Data: 26/4/2011 a 1/5/2011
Local: Teatro Martim Gonçalves
Endereço: Rua Raújo Pinho, 292
Horário: 20h (De terça a domingo até 01/05)
Ingressos: No local
Valor: Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário